Por ser um setor que investe, cada vez mais, na ampliação da oferta para atender o mercado nacional e externo, a mineração passa por diversos desafios que, para obter bons resultados, necessitam ser reconhecidos e superados.
Confira abaixo quais são esses desafios:
A regra é bem simples para o setor de mineração: as máquinas não podem parar. Máquinas paradas e sem manutenção geram mais custos operacionais, falta de disponibilidade e baixa produtividade. Isso tudo afeta diretamente o andamento do projeto. Portanto, nada de deixar as máquinas paradas!
A era dos dinossauros já passou; portanto, usufrua todos os benefícios da tecnologia para o setor de mineração. A mineração 4.0 faz o uso de internet das coisas, tecnologias de big data e manufatura, garantindo agilidade a toda a operação e que os processos sejam automatizados.
Assim como em quase todos os trabalhos, a produtividade é o que dita o ritmo da cadeia de produção em sua totalidade no setor de mineração.
Para que ela seja impulsionada, é preciso que sejam utilizadas as máquinas adequadas, como a retroescavadeira, as minicarregadeiras, a perfuratriz e os tratores de esteira. Além disso, conforme falamos no último tópico, para evitar que elas estejam indisponíveis e gerem mais custos e baixa produtividade, é importante realizar um planejamento bem otimizado sobre suas utilizações.
Não basta apenas escolher os equipamentos e máquinas adequados, é importante respeitar os seus limites e utilizá-los corretamente. Porém, mesmo assim, um dos grandes desafios no uso das máquinas de mineração é o seu baixo desempenho, que pode ocorrer até com as máquinas mais novas.
Por sorte, esses equipamentos possuem sistemas mecânicos que indicam as chances de erros. Portanto, é fundamental verificá-los, estar atento ao seu estado e ao estado do operador. Isso, além de garantir que seja um trabalho sem riscos, pode garantir que as máquinas trabalhem com máximo desempenho.
Para finalizar, fica aqui as nossas dicas de quais critérios utilizar para escolher as suas máquinas de mineração: marca confiável; modelos que têm a segurança do operador como prioridade; modelos que contenham cabines de proteção contra capotamentos e quedas de objetos; potência e capacidade operacional de acordo com as necessidades do seu trabalho; e modelos que você possa contar com os principais dispostivos de parada, acionamento e partida.
[Fonte: Bamaq Máquinas]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group