Além disso, também é possível cuidar melhor da lavoura, aumentar sua produtividade e melhorar a preparação do solo. Mas antes de passarmos para o momento das dicas, vamos começar entendendo o que são, de fato, as soqueiras.
O primeiro ciclo do plantio da cana-de-açúcar, chamado cana-planta, é quando as gemas fazem sua germinação, a fim de produzir as plântulas e as raízes. Depois de realizada a colheita da cana-planta, são cultivadas uma série de ciclos a partir da rebrota, que é o que chamamos de soqueira.
Quando a soqueira se desenvolve, as raízes mais velhas da plantação morrem e dão espaço para a formação de novas raízes. Embora aconteça uma redução gradativa da produtividade, é possível garantir rentabilidade por meio das soqueiras. Confira abaixo algumas dicas de como fazer isso:
- Manejo varietal:
Essa dica é para realizar na etapa do plantio. Para reduzir o tráfego de veículos e diminuir os danos que podem ocorrer na lavoura, é importante se atentar a algumas opções: optar por variedades de cana-de-açúcar; e realizar um planejamento de médio e longo prazo, baseando-se em blocos de colheita.
- Adubação correta:
Muitas pessoas, na hora de fazer a adubação, não se atentam a alguns importantes e isso acaba prejudicando a produtividade da lavoura.
Portanto, para evitar que isso aconteça, é fundamental que, primeiramente, o solo esteja corrigido para que então sejam feitos os manejos como gessagem, calagem e, por fim, a adubação adequada.
- Corte basal:
Infelizmente, uma colheita mecanizada da cana de maneira crua pode ser muito prejudicial, provocando o aumento de perdas durante a operação. Isso acontece por conta do desgaste dos equipamentos de corte basal.
Sendo assim, nossa indicação é um plano de corte com cerca de 1,5 metros de largura que chegue até a base da cana, ficando rente ao solo. Para evitar as perdas, o equipamentos ideais para fazer esse corte são os que possuem autotrack, já que esses identificam as irregularidades do terreno.
- Rotação de culturas:
Como já falamos por aqui, a rotação de culturas é extremamente benéfica. Não apenas ela garante maior conservação do solo, ela também proporciona conservação do manejo de pragas e plantas daninhas.
A recomendação é que a implantação desse sistema seja feita com antecedência para que, além de evitar o "carryover" nas próximas culturas, não haja interferência na logística e rentabilidade da colheita.
- Espaçamentos maiores:
É imprescindível que esse item receba atenção! Por conta do tráfego intenso, a recomendação é que a distância entre as linhas da colheita mecanizada seja de 1,5 metros.
Os espaçamentos menores apresentam um risco à produtividade, uma vez que eles permitem que a colhedora ultrapasse a linha da cana vizinha.
Viu só como é possível garantir a rentabilidade por meio das soqueiras? Fique atento a esses fatores e tenha uma colheita extremamente produtiva!
[Fonte: U.C.A Implementos Agrícolas | Yara Brasil]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group