O preparo do solo é uma etapa fundamental para garantir que a terra tenha as melhores condições, físicas e químicas, para o plantio. Para isso, a fim de obter resultados satisfatórios,
são necessários seguir alguns passos.
Confira abaixo quais são passos iniciais do preparo do solo:
- Aração:
Nessa técnica, que consiste em inverter as camadas do solo, o agricultor deve revolver as camadas em uma profundidade em torno de 20cm. Essa técnica, mais comum nas regiões que têm clima mais temperado, garante o aumento nos níveis de oxigenação da matéria orgânica.
- Escarificação:
Com um escarificador mecânico, essa técnica, constantemente utilizada como alternativa à aração, consiste em fazer o rompimento das camadas do solo, sem que seja necessário intervê-las. Sua desvantagem, no entanto, é a redução muito rápida dos níveis de cálcio no solo.
- Subsolagem:
Diferente da escarificação, essa técnica consiste em uma descompactação do solo um pouco mais profunda. Seu principal objetivo é impedir que o fluxo de água ou as raízes não ultrapassem 30 cm. Ela deve ser seguida por outras operações, já que costuma deixar a terra com bastante irregularidades.
- Gradagem:
Apesar de não ser mais tão utilizada, essa técnica serve para quebrar os torrões, que foram deixados pelas técnicas já citadas, para que a terra fique mais uniforme e sua superfície, plana.
Como pudemos ver, o preparo do solo é uma etapa fundamental que beneficia a safra e a sustentabilidade da propriedade. A F&K Group está presente no preparo do solo, em cada um desses passos, garantindo que as soluções e operações sejam realizadas perfeitamente.
[Fonte: AgroSomar]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group