Colheitadeiras, empilhadeiras, tratores, escavadeiras, e uma variedade enorme de outras máquinas e equipamentos pesados são presença constante nos canteiros de obra, no campo e na indústria. Mas quem opera tais máquinas? E que habilitações são necessárias para se tornar um operador?
Mesmo que a máquina não circule em vias públicas, o operador precisa ter carteira nacional de habilitação (CNH). Não basta ter certificado do curso de capacitação e cartão de identificação atual. Relembre as principais categorias de habilitação.
Além de habilitado, o operador precisa ser capacitado. Isso significa que, além da carteira de motorista na categoria correspondente ao veículo conduzido, é preciso fazer cursos específicos de capacitação.
Caminhões off road (fora de estrada): Quem pode dirigir aqueles caminhões imensos e robustos, muito usados no setor de mineração? Isso vai depender do peso do veículo. A categoria C é necessária para a condução de veículos com peso bruto acima de 3.500 quilos. Caso o peso ultrapasse 6.000 quilos, é preciso ter CNH categoria E.
Tratores: Para operar essas máquinas, é preciso ter ensino fundamental e curso de formação profissional. Além disso, as empresas contratantes costumam exigir carteira de habilitação nas categorias D ou E.
Empilhadeiras: Essas máquinas, muito úteis na carga e descarga de materiais, exigem cursos técnicos de capacitação, para quem vai trabalhar com elas. O ensino fundamental também é requisito básico. A carteira de habilitação não é obrigatória, mas é um diferencial positivo, na hora da contratação pelas empresas.
A condução de máquinas pesadas sem a habilitação exigida é considerada infração gravíssima, o que implica em multas e perda de pontos na carteira. Esteja sempre atento às normas de segurança e às leis que regulamentam a função.
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group