A agricultura, como temos falado bastante por aqui, está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Mas existe dois conceitos que têm ganhado bastante espaço recentemente e hoje vamos explicar um pouquinho sobre eles: a agricultura de precisão e agricultura de decisão.
A agricultura de precisão é uma tecnologia que consiste em aumentar a produção, mas sem perder a eficiência e sustentabilidade. Ela é, como o próprio nome diz, a forma mais precisa de monitorar as atividades agrícolas.
Ela funciona da seguinte forma: por meio de tecnologias avançadas, são coletados dados das áreas geograficamente referenciadas. A partir disso, é possível implementar a automação agrícola e tornar mais assertiva o processo de decisão.
Suas principais vantagens são: melhor gestão de propriedade, economia do sistema produtivo, sustentabilidade da lavoura e aumento da produtividade.
A agricultura de decisão, similarmente à agricultura de precisão, se utiliza de tecnologias e métodos para criar uma base de dados que contribua para a produção agrícola. A grande diferença entre as duas é que a agricultura de decisão se utiliza da Inteligência Artificial.
Sendo assim, as análises se tornam mais complexas, profundas e rápidas. Não somente isso, as principais vantagens da digitalização do campo são, além da automatização, a inovação sistêmica, o desenvolvimento de técnicas de manejo que estejam alinhadas com a economia e sustentabilidade e a aceleração na tomada de decisão do agricultor.
A F&K está presente em grande parte do mercado quando o assunto é agricultura de decisão. Reconhecemos que essa é uma tendência forte que veio para ficar, inovar e expandir ainda mais a agricultura nacional e internacional. Por isso, investimos pesado em inteligência artificial, a fim de tornar a vida do agricultor mais eficiente, produtiva e consciente.
[Fontes: Agropos; Beefpoint]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group