O termo agropecuária é utilizado para o conjunto das atividades da pecuária e da agricultura e assim como a agricultura, a pecuária também faz parte do setor primário da economia.
A atividade pecuária é responsável pelo fornecimento dos mais variados tipos de carne e também pelos alimentos de origem animal, como o mel, o leite, os ovos e outras matérias primas para consumo, como couros, peles e ossos.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de produtos pecuários do mundo, com destaque para as carnes bovinas e de aves. Essa posição foi alcançada nas últimas décadas e foi resultados de fatores como a industrialização e o aumento da urbanização; programas de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos; criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); investimento em novas tecnologias e pesquisas genéticas para prevenção de doenças e melhoria dos produtos.
Quais são os tipos de pecuária?
Criação de rebanho com o objetivo de produzir e comercializar corte de carne animal;
Criação de animais para a produção de leite e derivados, como queijo, manteiga e iogurte.
A pecuária também pode ser classificada de acordo com o nível tecnológico utilizado na produção:
É uma produção mais simples e arcaica, caracterizada por grandes áreas, onde os rebanhos são criados soltos e se alimentam de pasto.
A produção utiliza instrumentos tecnológicos para uma maior produtividade, como máquinas e equipamentos, mão-de-obra qualificada, insumos, sementes híbridas, transgênicos, clonagem e inseminação artificial.
A tecnologia é, cada vez mais, a aliada dos produtores rurais, seja a agricultura ou na pecuária, para a maior produtividade e qualidade. A F&K Group não mede esforços para desenvolver e produzir soluções que tornam as inovações tecnológicas acessíveis a todos os níveis das cadeias produtivas no Brasil e no mundo.
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group