Em algumas áreas, como construção civil e agronegócio, o gasto com o combustível pode ser bem alto; ainda mais quando falamos de um aumento de 25% no diesel, que é o principal combustível para as máquinas pesadas.
Mas não há por que perder as esperanças; afinal, é possível, sim, reduzir o consumo do combustível de máquinas pesadas. Com apenas algumas atitudes práticas na rotina de trabalho, os custos podem se subdividir em outros setores da empresa, podendo aumentar a produtividade, a economia e evitar os desperdícios. Confira agora algumas dicas para otimizar o consumo do combustível em máquinas pesadas!
- Adote o uso de telemetria: Como já falamos por aqui, a telemetria é um sistema de monitoramento e rastreamento que oferece inúmeros benefícios às empresas que trabalham com máquinas pesadas. Entre esses benefícios, o que podemos destacar é o aumento da capacidade operacional das máquinas, avaliando os níveis de fluído, as velocidades que a máquina atinge e a média do consumo de combustível durante o trabalho. Graças a essas informações, coletadas em tempo real, é possível fazer uma análise de como reduzir os custos operacionais e de combustível, estando diretamente alinhados ao desempenho da máquina.
- Escolha o modo de aceleração correto: É importante escolher a rotação correta do motor, uma vez que essa traz equilíbrio entre velocidade e consumo e, consequentemente, reduz o consumo de combustível.
- Defina o objetivo da operação: Utilizar a máquina em trabalhos inadequados que irão gerar sobrecargas e contrapesos pode, além de gerar danos ao equipamento, elevar ainda mais os custos do combustível. Por isso, definir o objetivo da operação é uma etapa fundamental quando o assunto é economia de consumo.
- Calibre os pneus regularmente: A pressão dos pneus atinge na compactação do solo e capacidade operacional da máquina. Portanto, para que haja uma melhor distribuição do peso sobre o solo; uma maior aderência à patinagem; avanço cinemático dos rodados; e uma melhora no desempenho operacional, é fundamental que os pneus estejam sempre devidamente calibrados.
- Escolha modos de potência apropriados: Em algumas máquinas, já é possível escolher o tipo de potência desejável para cada tipo de operação - podendo ser pesado, médio ou leve. Ao escolher um modo de potência adequado, a capacidade operacional da máquina é elevada, equilibrando potência e torque e, por fim, economizando no consumo de combustível.
- Não esqueça de realizar manutenções regularmente: Como temos falado aqui nos últimos posts, as manutenções periódicas - preventivas, preditivas e corretivas - são fundamentais para garantir o alto desempenho das máquinas e, consequentemente, otimizar o consumo do combustível.
Essas dicas são essenciais para toda e qualquer empresa de máquinas pesadas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, quem gosta de ter altos custos quando estes podem ser reduzidos?
[Fonte: Bamaq Máquinas]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group