Não é novidade para ninguém que ser um produtor rural é enfrentar novos desafios todos os dias. Diferente de outros trabalhos, cuidar da lavoura depende de alguns fatores que, muitas vezes, fogem do controle do produtor; e, se esse não estiver devidamente preparado, pode perder toda a sua produção.
Mas a questão desses desafios também entra na perspectiva de cada produtor. Afinal, o que para muitos podem ser considerados problemas, para outros podem ser considerados oportunidades. Vamos conferir agora quais são os principais desafios/oportunidades para um produtor rural!
- Clima:
Este, sem dúvida, é o maior desafio para o produtor, pois quem pode controlar o clima? Tudo em extremo pode afetar negativamente a produção: a falta ou excesso de chuvas, o calor extremo, o frio extremo e tudo considerado fora de época.
Para o produtor driblar esse fator, é fundamental que saiba como se adaptar e adaptar a sua produção a essa mudança, seja por meio da tecnologia, da biologia avançada ou novas práticas de manejo. Dessa forma, perdas são evitadas e a sua lavoura pode, com sorte, se destacar em meio às outras.
- Gestão:
A gestão é um fator que tem influência direta nos resultados e sucesso de qualquer empresa. Na produção agrícola, não é diferente. É necessário seguir algumas etapas, como: custos, compra de insumos, aquisição de equipamentos e transportes, contratação da mão de obra e escoamento da produção.
A falta de estratégia e planejamento financeiro, por exemplo, podem gerar custos adicionais e prejudicar todas as etapas da produção até o seu resultado. Porém, diferente do clima, a gestão é um fator que está sob controle do produtor e, portanto, pode e deve ser uma oportunidade para o sucesso da produção.
- Pragas:
Como já falamos em outros momentos, as pragas são o pivô de muitas produções desastrosas. Mas, graças a algumas soluções, esse fator pode ser controlado. É importante, contudo, que o produtor se apoie em outras soluções além dos pesticidas e herbicidas, como rotação de culturas e a integração de outros métodos de controle; uma vez que existem algumas pragas resistentes a compostos químicos.
- Implementos:
Sabe aquela história: quis pagar barato mas acabou pagando mais caro? Ela se encaixa nesse fator. Utilizados para otimizar o trabalho no campo, atender as demandas do mercado e melhorar o desempenho das atividades agrícolas, os implementos agrícolas são grandes auxiliadores do produtor em todas as etapas de sua produção, da preparação do solo à colheita.
Infelizmente, muitos produtores, na busca por economia, optam por utilizar implementos agrícolas de baixa qualidade e isso acaba comprometendo a sua produção.
- Logística:
Mesmo com a finalização da colheita, a logística pode ser um obstáculo no despacho da produção. Portanto, para que o produtor evite prejuízos e dores de cabeça, é necessário calcular quanto será produzido e o tamanho da demanda. Assim, torna-se possível a avaliação de quais serão os custos com transportes, evitando imprevistos desagradáveis.
Como pudemos observar, embora sejam considerados desafios, muitos desses fatores podem ser transformados em oportunidades ao produtor, impactando positivamente a sua produção e trazendo sucesso à lavoura.
[Fontes: U.C.A Implementos agrícolas | Embrapa]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group