Cadeia produtiva é o termo utilizado para designar um conjunto de processos envolvidos em todo o ciclo de produção do agronegócio. Além do que muitos imaginam, a produção agropecuária não se restringe aos processos realizados apenas dentro da fazenda - ou como é mais conhecido - dentro da porteira. A cadeia produtiva parte desde o fornecimento de insumos até a aquisição do produto pelo consumidor final, como acontece nas prateleiras dos supermercados. Conheça agora cada uma das etapas da cadeia produtiva do agronegócio no Brasil.
Sementes, corretivos do solo, fertilizantes, defensivos, agrícolas, ração animal, medicamentos veterinários, ferramentas, equipamentos, máquinas e implementos agrícolas. Esses são os principais insumos necessários para o início da cadeia produtiva, garantindo ao produtor rural tudo o que ele precisa para desenvolver sua atividade em busca da melhor produtividade.
A produção caracteriza-se por ser a fase em que o produtor rural inicia sua atividade a partir da aquisição dos insumos. Nessa etapa são produzidos commodities, produtos de origem primária que funcionam como matéria-prima e são comercializados posteriormente em grande escala, com preços fixados pelo mercado internacional. Cereais, carne e leite são os principais exemplos.
Além das commodities, produtos com valor agregado, como os artesanais, também são fruto da produção agropecuária, como queijos e geleias. Entretanto essa atividade dá inicio à próxima etapa, o processamento.
Trata-se da transformação final dos produtos agrícolas, a fim de disponibilizá-los na forma em que serão utilizados pelo consumidor final. Desse modo, dentro da cadeia produtiva do agronegócio, o processamento transforma as commodities em produto de consumo. Como por exemplo o óleo de seja, o açúcar, álcool, pó de café, farinha de trigo, entre outros.
A logística é a responsável pela etapa de distribuição das cadeia produtivas, ela é a responsável por fazer com que os produtos, após processados e embalados, cheguem ao consumidor final. Nessa etapa são somados os atacadistas e varejistas ao processo, que compram em larga escala e escoam a produção.
Aqui encontra-se a razão de ser de toda a cadeia produtiva do agronegócio, e é onde demanda e oferta se encontram. No consumo final, os produtos processados, embalados e distribuídos, chegam até a prateleira dos supermercados e atendem toda a população, garantindo a segurança alimentar e a qualidade.
Todas as atividades envolvidas nesses processos são consideradas parte das cadeias produtivas do agronegócio. A F&K Group se orgulha por fornecer implementos ao setor que mais cresce no Brasil.
[Fonte: Academia do Plantio]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group