Embora a qualidade de grãos e sementes não possa ser melhorada, as etapas durante o processo produtivo são fundamentais para mantê-las bem conservadas. É aí que entra o beneficiamento de grãos.
O beneficiamento de grãos é uma das etapas finais da produção de grãos e sementes. É por meio dele que é possível melhorar as características de um lote, eliminar suas impurezas - matérias estranhas e danos leves ou graves - e garantir uma boa comercialização.
Dentro dessa grande etapa, que é o beneficiamento de grãos, há outras etapas que garantem a remoção das possíveis contaminações que deterioram os grãos. Confira agora quais são elas!
Nessa primeira etapa, os grãos ficam armazenados provisoriamente na moega para avaliar quais são as operações necessárias. São avaliados o grau de umidade, as impurezas e as matérias estranhas.
No caso do grau de umidade, por exemplo, é avaliado se a secagem será necessária. Se o grau de umidade for muito elevado, a secagem deve ser feita o mais rápido possível, uma vez que a deterioração do produto já estará acontecendo.
A amostragem é a etapa em que as condições do lote serão averiguadas. Para isso, é importante que ela seja feita seguindo métodos padrões, com o auxílio de caladores. Outro ponto importante para que essa etapa seja feita corretamente são os pontos de retirada das amostras, que devem ser realizados em diferentes locais e profundidades.
Das amostras retiradas, para que a porcentagem de cada um dos danos seja avaliada, é necessário pesar a amostra total, retirar os danos que serão avaliados e, por fim, calcular a porcentagem desses grãos juntamente com os danos, comparando-a com o peso inicial.
Feita a amostragem, a pré-limpeza é a retirada das impurezas e matérias estranhas que obtiveram um percentual próximo a 4%. Diferente de outras etapas, como a secagem, a pré-limpeza é uma etapa obrigatória.
Entre as vantagens dessa etapa, estão: maior facilidade na operação de secagem, se essa for necessária; melhor transporte entre os elevadores; armazenamento com condições facilitadas; e facilidade no fluxo do armazém.
Como já foi citado, a secagem só é necessária quando o grau de umidade for elevado. Portanto, se esta for necessária, é por meio dela que será retirada toda a água em excesso dos produtos.
Com o objetivo de padronizar os lotes, a etapa de classificação das sementes facilita a semeadura, a distribuição no campo e proporciona maior plantabilidade.
Similar à limpeza de grãos, esse processo deve ter cuidados redobrados, uma vez que as sementes serão armazenadas até a semeadura da próxima safra.
Portanto, ela é feita por meio da passagem das sementes por peneiras de ar e mesa densimétrica. A avaliação é simples: sementes mais leves têm a qualidade reduzida. Já no caso dos grãos, essa etapa é considerada uma operação extra, que faz com que as impurezas que permaneceram após a pré-limpeza sejam removidas completamente.
A última etapa, como o próprio nome revela, é a de armazenar os grãos. Porém, para que seja um armazenamento seguro, é necessário que os grãos estejam secos a uma porcentagem ideal, que varia conforme a cultura.
Como pudemos ver, o beneficiamento de grãos e sementes é uma etapa fundamental para conservar a sua qualidade, Embora nem todas as etapas desse processo sejam obrigatórias, é necessário ter muita atenção para que a sua safra não sofra penalidades na comercialização.
[Fonte: Blog Aegro]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group