A International Business Machines Corporation (IBM), empresa estadunidense voltada para tecnologia em informática, divulgou no início do mês de maio um avanço no processo e design de semicondutores com o desenvolvimento do primeiro chip do mundo com tecnologia 2 nanômetros (nm) nanosheet.
Mas o que são semicondutores e o como essa inovação afeta a indústria brasileira?
Os semicondutores desempenham um papel muito importante em diversas tecnologias, desde informática, a eletrodomésticos, dispositivos de comunicação, sistemas de transporte e infraestruturas. São utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos como por exemplo, microprocessadores, nano circuitos, LEDs, entre outros produtos tecnológicos presentes em praticamente todos os eletroeletrônicos que utilizamos hoje. São utilizados para fabricação de microprocessadores que são utilizados em smartphones, notebooks, tablets, eletrônicos em geral, eletrodomésticos em geral.
Segundo a empresa, a demanda pelo aumento no desempenho e na eficiência de energia de chip continua a crescer, especialmente na era da nuvem híbrida, IA e da Internet das Coisas (IoT). A tecnologia do novo chip de 2 nm da IBM ajuda a evoluir o atual conhecimento da indústria de semicondutores, abordando essa demanda crescente. O chip é projetado para alcançar um desempenho 45% maior ou um uso de energia 75% menor em relação ao chip de 7 nm node, atualmente o mais avançado.
Conheça os benefícios em potencial desses avançados chips de 2 nm:
• Quadruplicar a vida da bateria do celular, exigindo apenas que os usuários carreguem seus dispositivos a cada quatro dias.
• Reduzir a pegada de carbono dos data centers, que representam um por cento do uso de energia global. Substituir todos os servidores com processadores baseados em chips de 2 nm poderia reduzir esse número significativamente.
• Acelerar drasticamente as funções dos laptops, oferecendo um processamento mais rápido em aplicações, auxílio mais fácil na tradução de línguas e acesso à internet mais rápido.
• Contribuir para uma detecção mais rápida de objetos e tempo de reação em veículos autônomos, como os carros autodirigidos.
Aumentar o número de transistores por chip pode torná-los menores, mais rápidos, mais confiáveis e mais eficientes, representando mais um passo rumo ao futuro. A F&K Group acompanha e se desenvolve juntamente com as inovações produzidas por todo o mundo, oferecendo as melhores soluções em conectividade de forma acessível e com qualidade!
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group