Não há dúvidas de que o agronegócio é o setor mais próspero e lucrativo do mundo. Por conta disso, é normal que, cada dia mais, novas soluções apareçam para tornar a vida no campo mais eficaz e otimizada.
Com intuito de fazer com que o agronegócio continue a crescer, foram surgindo algumas tecnologias que transformaram completamente o setor, trazendo para a pauta de negócios agrícolas a agricultura digital.
Entre as melhores tecnologias, da atualidade, que tem impactado o agronegócio, estão:
? Agricultura de precisão:
Já falamos muito dessa tecnologia por aqui, mas para quem ainda não a conhece, aqui vai uma breve explicação. A agricultura de precisão, presente no mercado há algumas décadas, trata-se de uma gestão que se utiliza de vários equipamentos que coletam dados a fim de atender as necessidades do produtor.
Além de contribuir com bons resultados e lucratividade, a agricultura de precisão também é reconhecida por ser capaz de reduzir desperdícios e ajudar na preservação do meio ambiente.
? Sensores e drones:
Por meio das imagens coletadas pelos sensores e drones, é possível monitorar cada talhão da área de plantio e detectar, de maneira muito rápida, a presença de pragas na lavoura. Essa rapidez garante ao produtor mais tempo para resolver e lidar com o problema.
? Integrações com mobile:
Grande sucesso entre os produtores, o uso de tablets e smartphones no campo facilita a gestão, monitoramento dos processos de produção da lavoura e análises de dados que inndicam os principais indicadores do negócio rural do produtor.
? Inteligência Artificial (IA):
Ainda nova no meio agrícola, a IA promete, até 2030, novidades que podem contribuir ainda mais com a produtividade das lavouras, como o envio automático às máquinas com a previsão de situações dentro do campo a fim de garantir um uso de combustíveis e insumos mais econômico.
? Edge Analytics e Internet das Coisas (IoT):
A Edge Analytics é uma evolução da IoT que promete continuar crescendo ainda mais em 2022. Por meio dela, os dados que são coletados não necessitam de uma central de processamento para que sejam lidos; a própria máquina no campo faz isso com mais agilidade em suas ações.
Junto com a evolução tecnológica das soluções no agronegócio, a F&K também faz a sua parte na busca por mais inovação em seus chicotes elétricos a fim de que a vida no campo fique cada dia mais rápida, eficaz, simples e otimizada.
[Fonte: Siagri]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group