Dando sentido à expressão "zerou o estoque", o estoque de produtos de uma empresa tem como principal objetivo ficar vazio. Mas existem algumas regras que necessitam ser aplicadas, tanto para garantir uma entrega de qualidade aos clientes, quanto para tornar o estoque mais organizado, prático e funcional.
Pensando nisso, foi criado o termo FIFO, sigla que em inglês significa "First In, First Out". Seu conceito é basicamente este: o primeiro produto a entrar no estoque deve ser o primeiro sair. Ou seja, filas de cargas e produtos são criadas, sendo retirados de acordo com sua ordem de chegada.
Sendo bastante utilizado no setor logístico, o FIFO é um sistema que tem feito a diferença quando o assunto é controle, organização, redução de erros e problemas operacionais, menos desperdícios, agilidade no processo, aumento no fluxo, diminuição no volume de produtos estocados, otimização no armazenamento e recebimento de produtos. E, assim como todo bom sistema, o FIFO também tem algumas regras que garantem sua boa execução.
- Mercadorias com validade de até um ano ou mais podem ser recebidas com, no mínimo, metade de sua validade total. Isso significa que um produto que tem validade de 2 anos, por exemplo, pode ser recebido faltando 1 ano para seu vencimento.
- Para itens perecíveis, a regra é aplicada de outra forma: se o produto tem 60 dias de validade, ele pode ser recebido até 20 dias (1/3) depois de sua fabricação.
- Faz-se necessário um acompanhamento, com inventários rotativos, rondas de picking e geração de relatórios detalhados para setores específicos da empresa.
Aqui na F&K Group, nós utilizamos esse padrão justamente para entregar produtos em sua mais alta qualidade aos nossos clientes.
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group