Embora as culturas de inverno sejam uma ótima fonte de rentabilidade para os produtores, seu cultivo necessita de semeadoras mais específicas. Com diversas opções no mercado, alguns modelos podem semear essas culturas, também, em Sistemas de Plantio Direto (SPD). Com o avanço do SPD, muitos produtores preferem a semeadura das culturas de inverno para garantir que o solo não fique descoberto durante a entressafra do verão.
Essa cobertura dos solos é extremamente benéfica, pois contribui para uma maior retenção de água, prevenção de plantas daninhas, rotação de culturas e, claro, maior retorno financeiro com a venda dos produtos. Além disso, devido a essa manutenção de cobertura, há uma redução da patinagem das máquinas agrícolas e a janela de semeadura termina ampliada.
Para que as culturas de inverno apresentem resultados satisfatórios e não corram risco de ataque das pragas de solo, é necessário que as sementes estejam na profundidade correta para que a emergência de germinação ocorra o mais rápido possível. Aliás, como falamos no início do post, para o sucesso desse cultivo, é fundamental que o maquinário seja adequado. Confira abaixo quais máquinas podem ser utilizada para culturas de inverno:
As semeadoras dessa linha foram desenvolvidas especificamente para semeaduras diretas, cultivo mínimo e plantio convencional de grãos finos.
Essas máquinas contêm linhas pivotadas com alta flutuação, o que possibilita uma alta eficiência até em terrenos irregulares. Graças aos seus depósitos de semente ou caixas de adubo, essa linha garante um maior rendimento operacional do plantio.
Os modelos dessa linha possuem capacidade de articulação, assegurando alta qualidade de semeadura até em terrenos acidentados e irregulares.
Por possuírem molas pneumáticas de pressão que asseguram homogeneidade na emergência da cultura, suas calibrações podem ser facilmente executadas. Similar às semeadoras tipo TD, por serem equipadas com um reservatório central de sementes e fertilizantes, essas máquinas também garantem bons rendimentos operacionais e rapidez no abastecimento.
Para finalizar, excelentes opções para produtores que desejam semear cultivos de inverno e praticar a rotação de culturas em suas propriedades, as semeadoras múltiplas são máquinas que têm capacidade de semear sementes tanto graúdas quanto miúdas.
Já as multissemeadoras tornam possível o preparo do equipamento de acordo com a cultura a ser semeada. A diferença de layout entre a SSM Full 3513 e SSM 4115, está no sistema de distribuidor de sementes e na remoção dos sulcadores de adubo.
[Fonte: Blog Aegro]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group