A primeira cooperativa do Brasil foi fundada em 1847 no Paraná e em 1960 o modelo de negócio tomou força, surgindo também no estado de Minas Gerais. Na época a iniciativa visava eliminar a presença de comerciantes estrangeiros que buscavam intermediar as exportações do café brasileiro.
Com diferentes objetivos, hoje as cooperativas buscam atuar em prol do produtor rural e seus cooperados, viabilizando o desenvolvimento do setor por meio de prestações de serviço e crédito para diferentes etapas da produção. São mais de 1.600 cooperativas em funcionamento no país, sendo elas responsáveis por quase 50% do PIB agrícola. Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro, de alguma forma, passa por alguma destas cooperativas.
E o quais as vantagens de ser um cooperado rural?
As cooperativas rurais funcionam como grandes centros de beneficiamento e distribuição de produtos, e nelas grandes quantidades de produtos são armazenados para a comercialização em tempo hábil. Com essa grande concentração, a produção pode ser escoada em grandes volumes e com preços mais baixos, tornando o produto ainda mais atrativo para o consumidor final. O mesmo ocorre com as transações de insumos, implementos e maquinários agrícolas, que quando negociados em escala possuem um melhor custo benefício para o produtor.
A F&K Group está em constante desenvolvimento com parceiros de sucesso, possibilitando que nossas tecnologias cheguem ao maior número de produtores rurais, contribuindo com o crescimento e com a inovação de todo o agronegócio brasileiro.
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group