O vazio sanitário é uma estratégia para o manejo de pragas e doenças em culturas como soja, feijão e algodão. Nos períodos de vazio sanitário já vigentes, o destaque é para o da soja, que ocorre entre junho e setembro, variando de acordo com a legislação de cada Estado.
O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante a entressafra, já que o fungo é biotrófico, ou seja, precisa de um organismo vivo para se desenvolver me multiplicar. Ao eliminarmos as plantas de soja na entressafra, “quebra-se” o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.
A medida é então uma estratégia de manejo para reduzir o inóculo nos primeiros plantios, diminuindo a possibilidade de incidência dessa doença no período vegetativo e, consequentemente, reduzindo o número de aplicações de fungicidas e o custo de produção.
Dentre os benefícios do vazio sanitário destaca-se a queda na ocorrência da doença e/ou pragas-alvo, o que reduz a necessidade de outros métodos de controle e, consequentemente, acaba sendo uma economia nos custos de produção.
O período de ausência de plantas hospedeiras pode ajudar também na diminuição populacional de outras pragas, como a mosca branca (Bemisia tabaci) e a lagarta Helicoverpa armigera, mesmo apresentando outros hospedeiros principais. Essas pragas têm se tornado grande problema, principalmente a lagarta H. armigera, a qual aumentou consideravelmente sua população na última safra e já tem causado danos econômicos muito elevados.
Diante de todos esses argumentos, entende-se que o mais adequado para esse período de vazio sanitário da soja é a utilização de plantios de culturas de cobertura, adubação verde (leguminosa ou gramínea), gramíneas plantadas anteriormente em consórcio com o milho de 2ª safra (prática comumente realizada) ou até mesmo outra cultura de interesse econômico, desde que essas culturas utilizadas não sejam hospedeiras da doença.
[Fonte: AgroMulher]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group