Por ser bem versátil, a retroescavadeira é uma das máquinas mais utilizadas na construção civil, indústria e agricultura. Ela pode ser usada para transportar, escavar, perfurar, demolir e carregar outros equipamentos.
Atualmente, existem dois tipos de retroescavadeiras no Brasil:
Na construção civil, a retroescavadeira pode ser utilizada para ser um auxílio nas demolições; carregar caminhões; nivelar terrenos; deslocar, realocar e remover terra e entulhos; escavar valas para as tubulações; e transportar materiais e objetos na construção.
Já a escavadeira, além de versátil, é forte, contando com vários implementos para desempenhar suas funções. Existem três tipos de escavadeiras no mercado:
Muito utilizada em grandes operações, a escavadeira a cabo é impulsionada por motores elétricos, tendo forte impacto na produção e nos custos em geral.
Considerada uma máquina de alta produtividade, o trabalho da escavadeira hidráulica é executado por meio de um sistema hidráulico em que o óleo é bombeado para um sistema de pistões, redobrando sua força.
A escavadeira de arrasto é a máquina mais utilizada em grandes escavações. Isso porque ela possui um grande raio de escavação na abertura de canais, mineração e manipulação de solos.
Na construção civil, a escavadeira pode atuar em escavações em geral; pode ser utilizada para preparar alicerces, remover entulhos em locais com mais dificuldade de acesso e deslocar materiais de terra e construção; e pode trabalhar em espaços menores ou locais em operação.
Os diferenciais entre retroescavadeira e escavadeira estão em seu formato e utilização. Portanto, antes de escolher uma delas para utilizar em uma obra, é necessário ficar atento a fatores, como o tipo de operação, o espaço no canteiro de obras, a segurança, o transporte e a versatilidade.
[Fonte: Bamaq Máquinas]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group