Cada vez mais em alta, a agricultura sustentável é um tipo de agricultura que tem como objetivo respeitar o meio ambiente, ser socialmente e economicamente justo e garantir uma boa rentabilidade. Além disso, essa prática visa assegurar às próximas gerações a capacidade de suprir as necessidades produtivas e a qualidade de vida.
Para que esses objetivos sejam cumpridos e o sistema agrícola seja completamente sustentável, é fundamental que todos os profissionais envolvidos façam a sua parte, sejam eles produtores, distribuidores, consumidores, varejistas, entre outros.
Vamos conhecer agora as principais práticas sustentáveis dessa agricultura:
Há muitos anos já se fala sobre a necessidade de acabar com as queimadas. Embora ainda sejam utilizadas com frequência para limpar novas áreas de plantio, essa prática causa inúmeros danos e prejuízos ao próprio solo e ao meio ambiente.
Como já mencionamos em outros posts, a diversidade biológica é excelente para a melhora da fertilidade e drenagem do solo. Portanto, alternar as culturas é fundamental. Não somente isso, a diversificação do plantio auxilia no combate às pragas e doenças com mais facilidade.
Totalmente eficiente e econômica, a adubação verde consiste na reposição de matéria orgânica do solo utilizando-se de vegetação forrageira, restos de plantas daninhas e outras plantas.
Um sistema de pastoreio rotativo é essencial para proteger o solo contra a erosão. Em casos de integração lavoura-pecuária, quando executada corretamente, pode contribuir tanto para o gado quanto para o cultivo.
Combinando, em uma mesma área, o cultivo de grãos, plantas forrageiras e árvores à criação de animais, essa técnica tem inúmeras vantagens.
Entre elas estão: aumento dos lucros; recuperação de áreas de pastagem que foram degradadas; maior absorção e retenção da água da chuva no solo; melhora na qualidade de vida do animal; redução dos riscos climáticos e de economia; e, por fim, redução da emissão de gases do efeito estufa e sequestro de carbono.
Para descartar as embalagens dos defensivos agrícolas adequadamente, é necessário lavá-las corretamente, com lavagem de alta pressão ou tríplice lavagem; dar fim ao seu uso e deixá-las em um local recomendado pelo revendedor. Dessa forma, elas serão recolhidas e recicladas.
Como vimos, a agricultura sustentável, muito mais que uma tendência ou tentativa de combater o aquecimento global, é uma necessidade nos dias de hoje. Tanto do ponto de vista ecológico, quanto do ponto de vista social e econômico.
[Fonte: Blog Rech]
Cadastre-se e receba todas as novidades da F&K Group